sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ozempic: crescem os relatos de efeitos nocivos do remédio, como desnutrição, enjoo e inchaço na barriga


 













Quase imediatamente após iniciar o Ozempic, um medicamento para diabetes conhecido por induzir a perda de peso, Renata Lavach-Savy, 37, escritora médica em North Bergen, N.J., ficou sem apetite. Ela começou a agendar alarmes para se lembrar de comer. Ela estava tão exausta que, mesmo depois de 10 horas de sono, caía no sofá após o trabalho, incapaz de se mover.

Ela deixava bolsas e roupas espalhadas pelo chão do quarto, porque ficava enjoada o tempo todo e temia que se abaixar para pegá-las a fizesse vomitar. Quatro meses depois, a nutricionista de Lavach-Savy disse a ela que ela poderia estar desnutrida.

Lavach-Savy ficou chocada. “Como posso estar desnutrido? Estou com mais de 90 quilos”, ela se lembra de ter pensado. Ela parou de tomar Ozempic no outono passado.

Seu médico originalmente recomendou Ozempic porque Lavach-Savy tinha síndrome dos ovários policísticos, uma condição hormonal que geralmente ocorre junto com a resistência à insulina. As injeções semanais causavam náuseas constantes e leves e enjoo. Ela perdeu toda a vontade de comer.

Casos graves como o de Lavach-Savy são raros, dizem os especialistas. Mas algumas pessoas que tomam Ozempic podem sentir uma falta de apetite tão intensa que ficam desnutridas, disse Andrew Kraftson, professor clínico associado na divisão de metabolismo, endocrinologia e diabetes da Michigan Medicine. Os médicos dizem que é importante que as pessoas recebam orientações claras sobre dieta e nutrição adequadas durante o uso da medicação. As pessoas que experimentam resultados extremos da medicação podem precisar parar de tomá-la completamente.

— Você não pode comer o que lhe apetecer ou o que quiser, você tem que comer o que seu corpo aceita — contou Lavach-Savy ao descrever como era tomar remédios.

Ozempic funciona, em parte, bloqueando os sinais de fome do cérebro, suprimindo o apetite; também faz com que o estômago esvazie mais lentamente, levando as pessoas a se sentirem satisfeitas por mais tempo.

Quando as pessoas estão tomando um medicamento como o Ozempic, os médicos precisam monitorá-las de perto com check-ins regulares, explicou Kraftson. Ele recomenda uma ingestão calórica diária – normalmente entre 1.000 e 1.500 calorias, individualizada com base no peso inicial de uma pessoa e no metabolismo estimado – para seus pacientes e os aconselha sobre suas dietas para garantir que estejam recebendo nutrientes suficientes.

— Não estamos tentando fazer você desaparecer no nada — disse ele. Se as pessoas não conseguem comer o suficiente enquanto estão tomando o medicamento, ele diminui a dose ou diz para elas pararem de tomar o medicamento.

Ainda não foram estabelecidas diretrizes nutricionais padrão para pacientes que tomam Ozempic ou outros medicamentos que funcionam de maneira semelhante, como Wegovy e Mounjaro. Os médicos geralmente dão recomendações dietéticas semelhantes a pessoas que tomam medicamentos como Ozempic e outros pacientes que estão tentando perder peso ou têm diabetes, explicou Robert Gabbay, diretor científico e médico da American Diabetes Association. Isso significa seguir uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras, como a dieta mediterrânea, de acordo com Janice Jin Hwang, chefe da divisão de endocrinologia e metabolismo da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte.

Evitar alimentos com alto teor de gordura também é fundamental, porque eles podem fazer com que as pessoas que tomam Ozempic se sintam desconfortáveis, até dolorosamente cheias, dividiu Gabbay. Ele indica que as pessoas comam devagar e façam uma pausa no meio da refeição, avaliando o quanto estão realmente satisfeitas.

— Você pode comer um cheeseburger com batatas fritas em cinco minutos — disse ele, — mas uau, você vai se sentir como se tivesse comido demais.

As pessoas que tomam Ozempic tendem a perder peso porque consomem menos calorias, não porque a droga em si magicamente queima gordura, explicou Gabbay. Se os pacientes não se encontrarem regularmente com seus médicos para garantir que estão recebendo nutrição adequada, esses medicamentos podem levar a (ou exacerbar) distúrbios alimentares, relatou Kraftson.

Enquanto os cientistas ainda estão tentando entender como o Ozempic afeta o cérebro, um efeito colateral conhecido é que os desejos das pessoas podem mudar. Ozempic contém semaglutida, que imita um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon; quando as pessoas tomam a droga, níveis mais altos desse hormônio inundam os receptores em nosso cérebro que regulam nossos comportamentos alimentares, mudando a forma como nossos neurônios transmitem sinais para o resto do corpo, de acordo com Hwang. Assim como algumas pessoas perdem o interesse por alimentos antes amados após a cirurgia bariátrica, aqueles que tomam Ozempic geralmente descobrem que não desejam mais alimentos ricos em gordura e açúcar – tanto porque seu apetite diminui em geral quanto potencialmente por causa dessas mudanças neurais.

— Quando você pode escolher entre salada e frango frito, fica um pouco mais fácil fazer essas escolhas saudáveis — disse ela.

No entanto, as pessoas que tomam esses medicamentos precisam estar cientes das complicações que podem surgir por terem pouco ou nenhum apetite.

— Nunca é saudável não comer — alertou Hwang.

Por O Globo