terça-feira, 25 de abril de 2023

Cappelli diz que governo trocou 35% do GSI e vai acelerar processo


 













O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou nesta segunda-feira (24/5) que 35% do quadro de funcionários do órgão já foi substituído desde o início do governo. Segundo ele, uma das orientações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é que ele acelere esse processo de “renovação”.

“Já foram substituídos 35% dos servidores que trabalhavam, o que é natural em troca de governo, e nós vamos acelerar esse processo”, afirmou.

A declaração foi dada após reunião do ministro interino com Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Na última sexta-feira (21/4), Moraes determinou que o GSI enviasse todas as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, data dos atos antidemocráticos.

Cappelli assumiu o cargo interinamente na quarta-feira (19/4), quando o ex-ministro Gonçalves Dias pediu exoneração. O militar foi foco de polêmica após aparecer em imagens de dentro do Planalto no dia 8 de janeiro.

Determinação de Lula

“Há uma determinação do presidente para que a gente acelere a renovação dos quadros funcionais, o que é natural. Em paralelo, estamos reunindo informações sobre funções e atribuições do GSI para que o presidente possa tomar decisões sobre a manutenção da atual estrutura, eventuais mudanças na sua volta ao Brasil.”

Oitivas na PF

A Polícia Federal conduz oitivas com todos os militares que aparecem nas imagens, também por determinação de Moraes. Os agentes da Polícia Federal ainda ouviram dos militares argumentações como a de que o alto número de golpistas frente ao baixo efetivo do GSI impossibilitou mais ações. Os ouvidos afirmaram terem tentado combater os golpistas começando pelos andares superiores, empurrando-os para baixo.

Metrópoles