sábado, 22 de abril de 2023

Campos Neto diz que Brasil teria forte recessão se juros não estivessem altos


 











O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (21) que se a entidade não tivesse elevado ao longo dos últimos anos o patamar da taxa básica de juros da economia, a Selic, o país estaria sob uma forte recessão econômica e que a inflação estaria na casa dos 10% atualmente.

“Se a gente não tivesse subido os juros, a inflação de 5,8% seria de 10%. A inflação esperada para o outro ano seria de 14%. Se isso tivesse acontecido, basicamente, teríamos que estar com juros de 18,75% hoje para ter o mesmo objetivo”, analisou Campos Neto, em discurso na Lide Brazil Conference, em Londres.

Na quinta-feira (20), no mesmo evento, ele tinha sido cobrado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a reduzir a taxa de juros de maneira imediata para que o Brasil volte a crescer. Campos Neto, no entanto, afirmou que o Banco Central espera condições econômicas mais favoráveis para cortar a Selic.

“O timing técnico é diferente do timing político. Por isso que a autonomia é importante, para dar à sociedade a garantia que a gente tem funcionários técnicos tomando decisões técnicas. Nenhum banqueiro central gosta de subir juros. Então, a gente obviamente quer achar as condições e estruturar para que isso aconteça”, disse o presidente do Banco Central.

Segundo ele, a pressão para que haja redução da taxa de juros é um “elemento político”. “O custo de combater a inflação é alto e é sentido primordialmente no curto prazo, mas o custo de não combater a inflação é muito mais alto e perene. Teríamos que, muito provavelmente, subir os juros para o ano que vem, colocando o país em uma recessão entre 3% a 4%”, analisou.

R7