domingo, 15 de agosto de 2021

Bolsonaro é a própria crise institucional, diz Lula em entrevista.

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não ver espaço para uma ruptura institucional no Brasil, apesar de considerar o presidente Jair Bolsonaro “a própria crise institucional” e um “acidente de percurso” da democracia. As declarações foram feitas em entrevista o jornal Folha de Pernambuco, publicada neste sábado (14.ago.2021). Lula afirmou que Bolsonaro não tem “noção, vocação, equilíbrio ou capacidade” de ser o presidente da República. “O Bolsonaro não será derrotado por um partido ou um outro candidato. Será derrotado pelo povo brasileiro, que vai corrigir esse acidente”, disse...

O petista viaja no domingo (15.ago) para o Nordeste e passa por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A ideia é fazer reuniões com lideranças e conversar com partidos que, nacionalmente, não estão alinhados com a candidatura do ex-presidente e influenciar a decisão nacional que essas siglas tomarão para as eleições de 2022. No discurso, Lula tenta minimizar o tom eleitoral da viagem. Disse que é muito cedo para definir eleições. “Ninguém está definindo alianças eleitorais nesse momento. Não é ano de eleição, o País está em um momento difícil, a pandemia ainda não acabou a inflação está alta, o desemprego terrível, muita gente passando fome. E um presidente completamente desequilibrado, vivendo no mundo dele de mentiras, enquanto governadores, prefeitos, lideranças responsáveis tentam fazer o que podem”. 

Lula declarou que em algum momento das eleições de 2022, no 1º ou 2º turno, “todos os democratas estarão no mesmo palanque contra esse projeto de destruição do Brasil”, referindo-se ao governo Bolsonaro..