domingo, 22 de agosto de 2021

Bolsonaro anuncia que também pedirá afastamento de Barroso e diz que não provoca e não deseja ruptura institucional

 


Depois de pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta sexta-feira (20) que não quer uma ruptura institucional. Bolsonaro pediu “harmonia” entre os Poderes e, na mesma entrevista, repetiu críticas a Moraes e anunciou que enviará também um pedido de afastamento de Luís Roberto Barroso.

Eu já disse, sei das consequências internas e externas de uma ruptura. Não quero isso, não provoco e não desejo. Agora, essa série de medidas que passa pelo Supremo Tribunal Federal por uma pessoa apenas que é o senhor Alexandre tem trazido inquietação pra todos nós”, declarou nesta noite em entrevista à imprensa durante viagem a Eldorado Paulista (SP).

O presidente classificou como “arbitrárias” as prisões determinadas por Moraes, como a do deputado Daniel Silveira (PSL-SP) e a do ex-deputado Roberto Jefferson, ambos aliados de Bolsonaro. O chefe do Executivo defendeu o direito à “liberdade de expressão”.

Ou vivemos numa democracia ou não vivemos”, disse. O presidente afirmou que é preciso “tranquilidade” nas respostas a ataques ao governo. “Agora não podemos, ao ser atacado, tendo o poder de usar uma caneta para contra-atacar usá-la. Temos que ter tranquilidade, caso contrário, o Brasil pode mergulhar numa situação que ninguém quer”, disse.

Sem citar o STF ou o nome de ministros da Corte, Bolsonaro afirmou que “tudo poderia ser feito pela outra parte para ajudar a diminuir a temperatura”. O presidente afirmou desejar “paz, tranquilidade e as garantias previstas na Constituição” para a população.

O que precisamos é paz, harmonia, respeito, é harmonia e independência entre os Poderes”, disse.

Como no pedido enviado ao Senado sobre o afastamento de Moraes, o presidente citou frase da sabatina do ministro quando foi indicado para a Corte. “O mínimo que a gente espera dele é respeitar isso que ele falou [sobre respeitar à Constituição]”, afirmou.

Em seu pedido, além do afastamento, Bolsonaro solicitou a “aplicação da pena de inabilitação para o desempenho de função pública pelo prazo de 8 anos” contra Moraes.

Poder 360