sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Beto Preto diz que 3ª dose da vacina contra Covid será aplicada no Paraná a partir de setembro

 


O Paraná irá adotar a 3ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para o público com mais de 70 anos, que tenham tomado a segunda dose da vacina há seis meses, e de paciente imunossuprimidos. A afirmação é do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e foi feita nesta manhã de quinta-feira, 26 de agosto, durante a recepção de parte da remessa das 366.300 doses da vacina contra a Covid-19 referentes à 43ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. A aplicação desta 3ª dose deve ser implementada no Paraná a partir de 15 de setembro, conforme adiantou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A primeira parte, com 190.800 imunizantes da CoronaVac, fruto da parceria entre a farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, chegaram ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 10h20 (voo G3 1126). Já o lote composto por 175.500 vacinas produzidas pela Pfizer vem no voo LA 4721, com aterrissagem estimada para as 19h10.

Questionado sobre o detalhamento do processo, Beto Preto disse que a pasta aguarda o detalhamento do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. “ Quem compra as vacinas é o Ministério da Saúde, por isso, é importante seguir esse Plano Nacional de Imunização (PNI) para que não ocorra a falta de vacinas”, disse. Sobre o universo de paranaenses que devem tomar essa dose de reforço, o secretário disse que ‘esse levantamento ainda está sendo feito.’

Imunização de adolescentes

O secretário foi ainda questionado sobre o impacto que a aplicação desta dose de reforço, como por exemplo, o adiamento da aplicação das doses em adolescentes. Beto Preto disse que o calendário de imunização de adolescentes a partir dos 12 anos seguirá conforme a previsão. Ele ressaltou que o PNI prevê o início da vacinação deste público após a vacinação de 100% da população vacinável até 18 anos, prevista para outubro.

Beto Preto ressaltou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o uso da Pfizer para quem tem de 12 a 17 anos. O secretário citou ainda o caso de Toledo, o município do Oeste do Paraná, que foi escolhido pelo PNI para um estudo da Pfizer, sobre o comportamento da imunidade dos adolescentes acima de 12 anos vacinados.

Variantes

A respeito das variantes do coronavírus presentes no Paraná, o secretário disse que de 789 amostras analisadas, a maioria é da P1, 461 casos são da variante delta, com 59 casos confirmados, 20 óbitos e 17 de sublinhagem da variante Delta. “ A mutação continua e, por isso, é importante a vacinação para tentar inibir essa circulação comunitária”, disse.