sábado, 21 de agosto de 2021

Lewandowski segue Gilmar, vota para rejeitar denúncia contra Ciro Nogueira e deixa decisão com Nunes Markes

 


O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta 5ª feira (19.ago.2021) para rejeitar a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra o senador e atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. A acusação deriva da Operação Lava Jato e acusa o congressista de obstruir as investigações que miraram organização criminosa formada por integrantes do PP. As informações são do Poder 360.

Lewandowski seguiu a divergência aberta por Gilmar Mendes na 6ª feira (13.ago), quando o julgamento foi retomado no plenário virtual da 2ª Turma da Corte. O voto empatou a discussão: Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram, em 2018, para receber a denúncia contra Ciro Nogueira.

Agora, caberá ao ministro Nunes Marques, indicado por Bolsonaro à Corte, decidir se coloca ou não o ministro da Casa Civil no banco dos réus. O julgamento se encerra às 23h59 desta 6ª feira (20.ago), mas pode ser suspenso caso Nunes Marques peça vista (mais tempo de análise) ou destaque, que leva o caso ao plenário físico da 2ª Turma.