segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Retrato da Crise no Brasil........Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar filhos.

 


Mara Siqueira de 35 anos, costuma acordar por volta de 5h30 e começa uma peregrinação em busca de doações para alimentar os sete filhos. Três vezes na semana, ela é uma das dezenas de pessoas que se enfileiram em frente a um açougue no bairro CPA 2, na periferia de Cuiabá, para conseguir levar para casa pedaços de ossos doados pelo estabelecimento. 

Trata-se dos restos do processo de desossa do boi. Nesses pequenos pedaços, ficam resquícios de carne, que se tornam prato principal na casa de cuiabanos em situação de vulnerabilidade financeira e insegurança alimentar.

A distribuição dos ossos começa às 11h, às segundas, quartas e sextas. Na manhã de quarta (14), o UOL esteve no local, e moradores do entorno diziam ter chegado com duas horas de antecedência.

Mara mora no bairro Planalto, a mais de três quilômetros do açougue Atacadão da Carne. Ela aguardava no local com três vizinhas. Todas têm filhos e afirmam que não podem se dar ao luxo de deixar de ir ao estabelecimento, já que isso significaria não ter o que comer em casa.

Luciano André Barros Alves, 45, já teve vários empregos, de vigilante a churrasqueiro, mas ultimamente tem tido dificuldade até para conseguir pequenos bicos. A mulher dele também está desempregada desde que teve um problema de saúde. A fome chegou à casa de Luciano, a mulher e os três filhos, no bairro Três Lagoas, e há sete semanas ele marca presença na fila para conseguir pegar um pouco dos ossinhos.

 "Faço bico as vezes. Consigo R$ 50, não dá para nada. Se não fosse esse açougue, esse pessoal todo aqui na fila não teria o que comer. Tem muitos com cinco, seis filhos, é difícil ", diz. Ele também recebe doações de frutas e verduras de outros estabelecimentos na região.