quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Aliados dizem que Bolsonaro manterá evangélico ao STF se Mendonça for rejeitado

 


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez chegar ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que na eventualidade de haver alguma rejeição ao nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal, respeitará a decisão do Senado, mas indicará outro evangélico para a vaga. A informação foi confirmada à CNN por vários senadores.

Bolsonaro tem dito a aliados que não recuará da promessa feita de indicar alguém deste segmento religioso para o STF. Alcolumbre até agora não pautou a sabatina de Mendonça sob a justificativa de que Bolsonaro ataca constantemente o Supremo e não faz sentido indicar alguém para uma corte atacada por ele e por seus apoiadores.

Interlocutores de Alcolumbre, porém, garantem que a rejeição a Mendonça se deve não a escalada da crise institucional, mas sim ao fato de Mendonça não inspirar confiança em parte dos senadores de que atuará como um garantista no STF, ou seja, alguém menos propenso a aplicar punições a réus. Grande parte do Congresso é alvo de investigações e processos no STF.