quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Professora corre contra o tempo para não perder a visão

 


Diagnosticada aos três anos com diabetes do tipo 1, a professora de balé Júlia Zucon, de Apucarana, precisa de ajuda para pagar tratamentos oftalmológicos e não perder a visão do olho esquerdo. Por isso, a família e os amigos da jovem de 21 anos organizam uma rifa de potes da marca Tupperware, que será sorteada no dia 12 de setembro. 

A mãe de Júlia, Adriana Zucon, explica que parte do tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outra é realizada por médicos particulares de Londrina e Curitiba. "Há um ano e meio, a Júlia sofreu um descolamento da retina do olho direito, perdendo a visão total, e infelizmente, o olho esquerdo também ficou comprometido. Há um mês, a situação piorou, pois após um procedimento, a retina também do olho esquerdo também se desprendeu", conta. 

Após a piora de seu quadro oftalmológico, Júlia, que também estuda Matemática na Unespar, a enxerga apenas vultos. "Passamos por várias equipes de profissionais da área e o diagnóstico é o mesmo: cegueira irreversível. Apesar de ver apenas vultos, a corrida contra o tempo é que para que ela não fique totalmente cega. Por isso, um grupo de amigos está nos ajudando fazendo essa rifa para pagar os tratamentos particulares", complementa.