quinta-feira, 27 de maio de 2021

Variante detectada na Índia foi identificada em ao menos 53 países

 

A variante de covid-19 detectada pela 1ª vez na Índia foi oficialmente sinalizada em 53 países, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A OMS também recebeu informações de fontes não oficiais de que a variante B.1.617 foi identificada em mais 7 territórios, elevando o total para 60.

De acordo com o relatório semanal de atualização epidemiológica da agência de saúde da ONU, divulgado nesta 4ª feira (26.mai.2021), a B.1.617 mostrou maior transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes.

VARIANTE INDIANA NO BRASIL

Os 6 primeiros casos da nova cepa foram confirmados em São Luís do Maranhão na última 5ª feira (20.mai). São tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado.

O Ministério da Saúde enviou 600 mil testes rápidos de detecção da covid para o Maranhão neste domingo (23.mai). O objetivo é aumentar a testagem no Estado em pontos estratégicos para realizar um bloqueio para tentar conter a variante indiana no país.

Até o momento, o Maranhão nega transmissão local da variante indiana. O Ceará monitora 2 possíveis casos de infecção pela nova cepa.

As informações são da Al Jazeera.