terça-feira, 25 de maio de 2021

Pelo menos 10% da população de cada país precisa estar vacinada contra a Covid-19 até setembro e 30% até o fim do ano, diz diretor da OMS














O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta segunda-feira um esforço global para garantir que 10% da população de cada país tenha sido vacinada contra a Covid-19 até setembro.

Em discurso inaugural na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, Ghebreyesus afirmou que a pandemia está sendo perpetuada por uma “escandalosa desigualdade” na distribuição de vacinas.

Ele pediu que os países doem imunizantes, “um impulso em massa para vacinar pelo menos 10% da população de cada país de hoje até setembro” e 30% até o final do ano.

O Brasil está próximo dos 20% da população vacinada com a primeia dose contra a Covid-19, segundo dados do consórcio formado por veículos da imprensa. A segunda dose de imunizante, por sua vez, foi aplicada em 9,76% da população nacional.

Ghebreyesus também pediu aos fabricantes de vacinas que dessem à Covax o primeiro direito de recusa em novos lotes de imunizantes, ou que comprometam 50% de seus volumes este ano com o programa, que busca garantir suprimentos para os países mais pobres.

O Globo