sábado, 22 de maio de 2021

Pela primeira vez, mais da metade dos internados em UTIs por Covid-19 no Brasil têm menos de 60 anos

 

Pela primeira vez no Brasil, a mediana da idade das pessoas internadas em UTIs de todo o país está abaixo dos 60 anos, segundo Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado nesta sexta-feira. Isso significa que mais da metade dos pacientes internados não são idosos.

Da primeira semana de janeiro deste ano à semana de 2 a 8 de maio, a mediana de idade das internações, em geral, passou de 66 para 55 anos. Já em relação às internações em UTI foi de 68 para 58 anos, no mesmo período.

A mediana de mortes ainda está acima de 60 anos, mas pesquisadores da Fiocruz alertam para a queda de dez anos desde o início do ano: de 73 para 63 anos.

— A pandemia está rejuvenescendo, e isso é fato concreto. É uma combinação de fatores: a redução de casos graves e mortes de idosos pela vacinação e a exposição dos jovens devido ao relaxamento das restrições e necessidade de sair para trabalhar — afirma Raphael Guimarães, pesquisador do Observatório Fiocruz Covid-19.

Para ele, esse dado tem que funcionar como um termômetro para reorganizar a lógica do enfrentamento da pandemia e conscientizar os jovens sobre o risco de agravamento, mesmo em quem não tem comorbidades:

— A população precisa entender que ninguém está imune.

De acordo com Guimarães, o rejuvenescimento dos internados traz preocupações. Uma delas é que os jovens permanecem por mais tempo internados, o que pode gerar um problema na gestão do sistema de saúde, e consequente colapso hospitalar. Outra é que não há como prever se as variantes, apontadas como mais infeccionas, podem ser também mais agressivas.

Outra preocupação é com a síndrome pós-Covid, caracterizada por sintomas e sequelas prolongadas, além do agravamento de doenças de base, que podem deixar incapacitadas pessoas no auge da idade produtiva.

O Globo