quinta-feira, 6 de maio de 2021

Secretário de Saúde do Paraná faz apelo para que famílias redobrem cuidado no Dia das Mães

 


O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, aproveitou a entrevista sobre a chegada de mais 242 mil doses de vacina Astrazeneca, contra a Covid-19, nesta quinta (6) para fazer um apelo aos paranaenses que redobrem os cuidados no próximo domingo, Dia das Mães. "Um ano e dois meses de pandemia, nós já sabemos o que a Covid-19 pode causar. 

A pandemia não acabou. O próximo domingo é Dias das Mães e mais uma vez a gente vem pedir, com respeito, todo cuidado. Quem se reunir,  que seja em segurança, com cuidados, distanciamento, com máscara. A imunização está acontecendo, mas o momento é de muito cuidado e cautela. Às vezes a reunião mais inocente, realizada na maior da boa-fé com grande intensidade de saudade é aquela que pode levar o vírus para dentro das casas", afirmou o secretário.

O Paraná recebeu nesta quinta 242 mil doses Astrazeneca e deve receber mais 67.774 doses da Pfizer até final da semana, que devem ser aplicadas em pacientes com comorbidades e deficiência, gestantes, puéperas e antecipação para profissionais de educação. Beto Preto pediu que os municípios sejam rápidos nesta imunização, vacinando de domingo a domingo e que intensifiquem a busca ativa dos cidadãos que não voltaram para aplicar a segunda dose.

Polêmica das gestantes

Preto disse que em uma reunião com as regionais de Saúde e os conselhos municipais, as cidades, nesta quinta (6), todos acataram a antecipação da imunização dos profissionais de educação que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), somam 381 mil pessoas. Sobre as diferenças com a prefeitura de Curitiba, que decidiu não imunizar as gestantes e puérperas nestas primeiras semanas de vacinação do grupo prioritário, alegando a entrada dos professores no calendário de vacinação, o secretário reafirmou que o grupo deve sim ser incluído o mais rápido possível, porque dados do Paraná e do Brasil indicam um grande número de grávidas com gestações interrompidas devido ao coronavírus: "É fundamental que todos os municípios do Paraná imunizem grávidas e puérperas, ou seja, todos o grupos ao mesmo tempo. O momento não é de causar polêmica, é de unir esforços. A Prefeitura disse que ainda há profissionais de saúde para vacinar, mas esses podem esperar uma ou duas semanas, já que os que trabalham na linha de frente e hospitais já foram vacinados", disse ele. Preto lembrou ainda que muitas gestantes terão que esperar um pouco para tomar a vacina contra Covid-19, já que tomaram recentemente a vacina da gripe e precisam esperar 21 dias de intervado entre elas. 

Doses Pfizer ficam em Curitiba por enquanto

Por enquanto, as doses da vacina Pfizer ficarão em Curitiba, porque os ultrafreezers estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), na capital paranaense. Mas a Sesa já estuda o envio para outras cidades do Estado, já que elas precisam ser usadas em cinco dias. 

Mais kits entubação

A Sesa também recebeu nesta quinta  185 mil ampolas de medicação do 'kit entubação' para reforçar os estoques.