segunda-feira, 9 de novembro de 2020

5º maior produtor de cana do Brasil, Paraná exporta 90% da produção de açúcar


 













Quinto maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, com 34 milhões de toneladas colhidas anualmente, o Paraná exporta cerca de 90% do açúcar bruto produzido no estado.

De acordo com especialistas, isso acontece pela qualidade da cana plantada e colhida na região, que desperta a atenção do mercado externo.

São cerca de 2,5 milhões de toneladas exportadas, em média, todos os anos, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Açúcar do Paraná.

Com a desvalorização do real em relação ao dólar e, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a quebra da safra tailandesa, segunda maior exportada de cana do mundo, os embarques de açúcar pelo Porto de Paranaguá aumentaram 73% em 2020.

A cana-de-açúcar foi uma das primeiras culturas importadas pelo Brasil, ainda no começo da colonização portuguesa, e logo se tornou também a matéria-prima para um dos primeiros produtos exportados pelo país: o açúcar.

Hoje, o Brasil ainda é uma potência na produção e na exportação de açúcar e o Paraná tem papel importante nesta conta.

A cana-de-açúcar foi uma das principais alternativas dos paranaenses que viviam do café. De acordo com o historiador Rodrigo Aviani, depois da geada da década de 1970, muitas plantações de café viraram canaviais.

Isso aconteceu porque o norte do Paraná foi povoado por paulistas e mineiros, lugares onde a tradição de plantar cana já estava bem estabelecida.

"Como no norte do Paraná você tem o modelo de ocupação a partir de pequenos lotes de terra, que acaba sendo os mais bem-sucedidos lotes de terra do Brasil, muita gente acaba trazendo para cá o domínio da técnica que tem em São Paulo e também o domínio da cultura que tem lá e acaba produzindo cana aqui também", explica Aviani.