quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Último feriado prolongado antes do Natal estimula viagens no ‘novo normal’


 













A próxima segunda-feira (2 de novembro), quando se celebra o Dia de Finados, marca também o último feriado prolongado de 2020 antes do Natal. Como a Proclamação da República, em 15 de novembro, cairá neste ano em um domingo, apenas com as festividades de final de ano (Natal e Reveillon) as pessoas voltarão a ter uma folga extra. Diante deste cenário, a expectativa é de movimento intenso nas estradas que cortam o Paraná nos próximos dias, com a maior parte das pessoas aproveitando o tempo a mais de descanso para fazer viagens curtas.

Na BR-277, que liga Curitiba com o litoral do Paraná, a concessionária Ecovia Caminho do Mar prevê a circulação de quase 112 mil veículos em ambos os sentidos do trecho de concessão durante o feriado. Só amannhã, mais de 17 mil veículos são esperados na descida da Serra do Mar. No sábado, o movimento será alto desde cedo, a partir das 7 horas, com pico previsto para 10 horas,com 1,6 mil veículos passando pela praça de pedágio em direção ao Litoral.

O retorno para Curitiba deve começar a partir de segunda-feira, quando está prevista a circulação de 27 mil veículos na BR-277, com maior concentração no período entre 18 e 19 horas. O movimento de retorno deve continuar ao longo de toda a terça-feira.

Já no caso da BR-376, que liga a capital paranaense com o litoral de Santa Catarina, a Autopista Litoral Sul informou que divulgará hoje a estimativa de fluxo de veículos. De toda forma, já antecipa os dias e horários de maior movimento: na saída do feriado, o pico de movimento deve se concentrar a partir das 14 horas até a meia-noite de amanhã. No sábado, o pico ocorre das 10 às 20 horas. Já no retorno, o maior movimento ocorre na segunda-feira, das 8 às 22 horas.

Pequenos percursos entram na mira; Parque Vila Velha deve ficar cheio
Além do feriado de Finados, na segunda-feira, muitas repartições públicas também vão deslocar para amanhã o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, que foi comemorado, ontem, 28 de outubro. Com isso, explica Leandro Ribas, gestor da Sou Vila Velha, concessionária do parque localizado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, abre-se a possibilidade de pequenas viagens e passeios.

Dessa forma, a expectativa do Parque Vila Velha é de receber mais de três mil pessoas neste final de semana, o que significa que, pelo segundo feriado consecutivo, a atração atingirá sua lotação máxima, de 845 visitantes em tempos de pandemia. “Por isso, quem está programando um passeio nesse feriadão, que será o último do ano, o ideal é antecipar as compras dos ingressos pelo site, garantindo sua entrada no parque sem a necessidade de chegar muito cedo e enfrentar filas”, sugere Leandro.