domingo, 25 de outubro de 2020

Traficante preso na Bahia já chefiou torcida organizada do Flamengo


















Nei Carlos Souza da Silva, o TI Baiano, apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas da cidade de Três Rios, na Região Serrana do Rio, e do Parque União, no Complexo da Maré, já comandou a Torcida Jovem Fla, uma das maiores organizadas do Flamengo. Ele foi preso nesta quinta-feira, dia 22, em um hotel de luxo com a família, na Praia de Ondina, em Salvador, na Bahia. Entre as joias encontradas com o criminoso, estava uma corrente com um brasão do Flamengo. Com Ti Baiano, também foram encontrados R$ 60 mil e relógios.

Além de comandar o tráfico do Parque União, Nei tem uma loja que vende produtos com a marca do Flamengo dentro da comunidade da Maré, a única em todo o complexo. No entanto, o estabelecimento não é uma franquia ligada e autorizada por meio de contrato pelo clube.

— Além de traficante, ele é um empresário. Tem a única loja legalizada, que vende produtos da marca do Flamengo dentro do Complexo da Maré. As investigações também apontam que ele tem um vasto patrimônio. Além disso, é um dos principais negociadores de fuzis da facção criminosa no estado e fora dele, sendo um dos nomes de frente da organização. Essa prisão foi importante justamente para desestruturar o elo que ele é uma peça-chave e entender a dinâmica deles — afirma o delegado titular da 106ª DP (Itaipava), João Valentim dos Santos Neto.

A ligação afetiva do bandido ao time aparece até no nome falso escolhido para se registrar no hotel. De acordo com a polícia, Nei Carlos se hospedou no hotel com documentos falsos em nome de Bruno Henrique Santos de Souza. Bruno Henrique é um dos principais jogadores do Flamengo.

TI Baiano tem cinco mandados de prisão contra ele, todos com condenações: duas em Pernambuco e três no Rio de Janeiro. Nascido e criado no Complexo Nordeste, o maior conjunto de favelas da capital baiana e localizado no bairro de Amaralina, o bandido estava alinhando uma união com uma das maiores facções criminosas de Salvador. Segundo as investigações, o plano era criar elos na Bahia entre as duas organizações criminosas. Uma grande apreensão de fuzis foi realizada no Complexo Nordeste recentemente, o que não é frequente naquela área.

A prisão foi feita por agentes da 108ª DP (Três Rios), com apoio da 106ª DP (Itaipava) e da Subsecretaria de Inteligência da Bahia. De acordo com as investigações, o preso é o chefe do tráfico do Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Ele tem como comparsa um traficante conhecido como Ere, que era o seu apoio operacional em Três Rios e em Comendador Levy Gasparian, considerado um dos traficantes mais agressivos da facção na região, sendo responsável por outros homicídios.

— Ele é um dos chefes do tráfico de drogas na Região Serrana, com ascensão em todas as comunidades. Nos últimos dois meses, ele foi o responsável de ser o mandante de, ao menos, sete homicídios em TrÊs Rios. A partir disso, passamos a monitorá-lo e descobrimos que ele estava em Salvador. Tínhamos agentes hospedados no mesmo hotel para efetuarmos essa prisão — diz o delegado.