quinta-feira, 16 de julho de 2020

Decreto libera a celebração de cultos religiosos presenciais em Londrina

As igrejas católicas de Londrina informaram que seguem fechadas até dia 31 de julho — Foto: Eduardo Lhamas/RPC

Um decreto publicado na noite de quarta-feira (15) pela Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, liberou a realização de cultos religiosos presenciais na cidade.

De acordo com o documento, os cultos podem acontecer desde que estejam limitados a 30% da ocupação do local. O espaço deve estar organizado de uma maneira que os fiéis mantenham distanciamento de dois metros entre si.

A medida determina que as pessoas só podem ir aos cultos usando máscaras. Os estabelecimentos devem fornecer álcool gel 70% nas entradas e saídas dos cultos.

Os cultos estão liberados para acontecer das 8h às 20h, com uma diferença de pelo menos duas horas entre cada celebração.

Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas não devem participar das celebrações presenciais, segundo o decreto.

Apesar da liberação pela prefeitura, as paróquias católicas da cidade informaram que continuaram fechadas para celebrações presenciais até o dia 31 de julho.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinatti, informou que um novo decreto determinando as regras de funcionamento do comércio na cidade deve ser publicado no domingo (19). Até lá, a administração municipal deve avaliar a evolução da pandemia na cidade.

O decreto vigente permite que o comércio de rua funcione das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira. Comerciantes pedem que o horário seja estendido, das 11h às 19h.