terça-feira, 7 de julho de 2020

Bolsonaro sanciona redução de salário e jornada, antes de anunciar que tem sintomas de Covid-19



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) novamente deu um nó no noticiário ao sancionar a Medida Provisória 936, que permite reduzir jornada e salário durante a pandemia, antes de anunciar que está com sintomas da Covid-19.

Evidentemente que a saúde do presidente da República “roubou” a cena nesta segunda-feira (6), embora a redução salarial e de jornada irão atingir alguns milhões de trabalhadores brasileiros. Nas redes sociais, há torcidas a favor do vírus e de Bolsonaro. Refletem a divisão do País.

A MP 936, na essência, coloca a conta da pandemia nas costas dos mais vulneráveis, enquanto o governo federal segue drenando dinheiro público para bancos e especuladores.

“Sancionada hoje a Lei que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (MP-936). Todos os benefícios serão custeados com recursos da União, operacionalizado e pago pelo @MinEconomia diretamente ao empregado”, tuitou o presidente Bolsonaro, antes de anunciar que pode estar com a Covid-19.

A MP 936 originalmente seria para “preservar” empregos, no entanto, o texto permite a precarização e a suspensão dos contratos de trabalho sem a presença do sindicato.

O trabalhador se ferrou mais uma vez hoje, mas, nos jornalões, o assunto principal será a infecção de Jair Bolsonaro.