quinta-feira, 2 de abril de 2020

Cúria cancela via sacra, procissões e lava-pés da Semana Santa

Catedral de Curitiba; celebrações sem aglomerações

Os bispos de Curitiba emitiram nesta semana uma carta aos padres da Arquidiocese com orientações para a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos e encerra no domingo de Páscoa, 12 de abril. Devido ao coronavírus, a Semana que representa o momento central da fé católica será vivida de forma ‘singular’, como descrevem os bispos. Eles destacam a orientação para os padres manterem todas as celebrações, incentivando suas transmissões quando possível.
Para o Domingo de Ramos, há uma recomendação para que os fiéis coloquem no portão ou na porta da residência alguns ramos. Os que acompanharem missas por transmissão ‘ao vivo’ poderão ter também ramos nas mãos para serem bentos. A Coleta de Domingo de Ramos, ato concreto da Campanha da Fraternidade para arrecadar recursos a obras sociais da Igreja, será realizada em outra data a ser fixada pela CNBB.
Na Quinta-Feira Santa, a Celebração da Ceia do Senhor e da instituição da Eucaristia, celebrada após o por do sol, não terá o Lava-pés, assim como também não acontece neste ano a procissão do translado do Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-Feira Santa não haverá a via sacra e a procissão do Senhor Morto. A celebração da Paixão do Senhor deve ser mantida nas paróquias e no momento da Oração Universal será feito um acréscimo com uma oração especial da Arquidiocese de Curitiba pelos doentes.
A Vigília Pascal será celebrada em cada paróquia na noite do Sábado Santo, celebrando a ressurreição de Jesus. Não acontecerá a benção do “fogo novo”, nem procissão de entrada e há orientações aos padres na condução da Liturgia da Palavra e Liturgia Batismal. No Domingo de Páscoa são mantidas as celebrações, incentivando a transmissão online quando houver possibilidade.