domingo, 12 de abril de 2020

Coronavírus: Agricultores tentam manter rotina no campo mesmo com dificuldades, no Paraná

Produção de soja, no Paraná — Foto: Agência Estadual de Notícias/Reprodução

Agricultores paranaenses estão tentando manter a rotina de produção no campo mesmo com algumas dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus. Segundo boletim deste sábado (11) da Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná tem 688 casos da Covid-19 e 27 mortes causadas pela doença.

Os irmãos João e José Nazari vivem em uma propriedade na região de Cascavel, no oeste do estado. Eles contam que o trabalho por lá teve pouca alteração.

Os agricultores fazem parte de uma família de sete irmãos, mas os dois são os únicos que moram no sítio com os pais. Atualmente, eles estão trabalhando na colheita da soja e preparam a terra para as próximas plantações.

João Nazari conta que os problemas estão relacionados a serviços que envolvem a cidade, como a compra de peças para máquinas ou insumos para o trabalho no campo.

Antônio e Tranquilina Nazari, ambos com quase 90 anos de idade, também contam que não sentiram grandes alterações na rotina.

Dona Tranquilina diz que não há quarentena para os produtores porque, com a rotina dos afazeres na casa, não há tempo pra sair. Por outro lado, ela reclama não poder receber visitas.