sábado, 6 de julho de 2019

Justiça manda exonerar 5 dos 6 secretários de Nova Aliança do Ivaí por parentesco com vereadores

Resultado de imagem para nova aliança do ivai

A Justiça determinou a exoneração de oito servidores comissionados da Prefeitura de Nova Aliança do Ivaí, no noroeste do Paraná, por causa do parentesco com vereadores. Entre eles, estão seis dos cinco secretários municipais. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), as nomeações foram em troca de apoio político.

"A gente identificou o que chamamos de nepotismo interinstitucional, quando existe a nomeação de parentes em cargos comissionados em poderes diversos. Isso pode violar a independência dos poderes", afirma o promotor Francisco Hernandes.

De acordo com ele, a prefeitura deve ser notificada até sexta-feira (5). Depois disso, o prefeito Adir Schimitz (PP) tem dez dias para cumprir a decisão judicial. Caso não cumpra, poderá ter que pagar até R$ 100 mil e responder a outro processo por improbidade.

Ele não quis gravar entrevista. A reportagem conversou com o procurador jurídico do município que informou que a prefeitura vai recorrer da decisão. A justificativa é a de que na cidade de pouco mais de 1,5 mil habitantes é difícil não encontrar algum nível de parentesco entre as pessoas.

Entenda o parentesco

Dos nove vereadores do município, sete são parentes próximos de pessoas nomeadas para cargos comissionados. A vereadora Rosângela Freire Costa (PP) é casada com o secretário de Infraestrutura, Jacob Costa.