sábado, 13 de outubro de 2018

CNJ investiga desembargador que apoiou Witzel e condenou Garotinho em campanha



O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, encaminhou à Corregedoria-Geral da Justiça Federal, na tarde desta quinta-feira (11), reclamação disciplinar formulada pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, contra o desembargador Marcello Ferreira Granado, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
A medida está prevista no termo de cooperação firmado, no último dia 11 de setembro, entre a Corregedoria Nacional de Justiça e a Corregedoria-Geral da Justiça Federal, para uma atuação conjunta das duas instituições, no que diz respeito a correições e inspeções.
A reclamação acusa o desembargador de ter praticado infração ético-disciplinar ao demonstrar apoio pessoal à candidatura do ex-juiz federal Wilson Witzel, que concorre ao cargo de governador do estado. Garotinho era seu adversário na disputa, mas teve registro de candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral.
Granado condenou Garotinho por formação de quadrilha armada em plena campanha eleitoral, em setembro. Dias antes, demonstrou apoio ao ex-juiz federal Wilson Witzel em uma rede social. O ex-governador vê “infração ético-disciplinar” do desembargador, por supostamente contrariar o dever de imparcialidade do magistrado.
Em sua decisão, o ministro oficiou à presidência do TRF2, determinando que analise e apure a reclamação proposta, no prazo de 60 dias. Tudo deverá ser acompanhado pela corregedora-geral da Justiça Federal, ministra Maria Thereza de Assis Moura, que, posteriormente, repassará as informações ao corregedor nacional de Justiça. (Com informações Corregedoria Nacional de Justiça)