terça-feira, 30 de outubro de 2018

Cachorro policial do Paraná é campeão no torneio de Faro de Narcóticos

Cachorro policial do Paraná é campeão no torneio de Faro de Narcóticos

O cachorro policial Atila, do Núcleo de Operações com Cães (Noc), da Polícia Civil do Paraná, foi campeão no Torneio de Cães de Faro de Narcóticos. O campeonato aconteceu no mês de setembro na 5ª Companhia de Polícia de Exército, Seção de Cães de Guerra, no bairro Pinheirinho, onde participaram 18 cães de diversas instituições policiais do Brasil. 

O cão já foi campeão duas vezes, o primeiro foi em um campeonato em Guarapuava realizado pela Polícia Militar. O bicampeonato veio com um tempo recorde feito pelo fiel escudeiro da Polícia Civil em relação ao segundo colocado. A missão dos cachorros era encontrar entorpecentes escondidos em três locais no menor número de tempo. Primeiro em uma edificação, depois dentro de um carro, e por último dentro de uma mala. 

Atila realizou as três provas de faro com o tempo de 5'08" (cinco minutos e oito segundos), enquanto o segundo colocado que levou 13'36" (13 minutos e 36 segundos), mais que o dobro do tempo de Atila. 

Segundo o condutor de Atila, Misael Nemecek, o resultado alcançado é o reflexo do treinamento diário, realizado com os cães pelo Noc. “O Atila é um cachorro especial, ficamos felizes em ver que estamos fazendo um bom trabalho e que nossos cães estão entre os melhores, isso é fruto de muitos anos de treinamento continuado da nossa equipe, mas principalmente, mérito dos nossos cães que tem a vocação para o trabalho policial”, disse após a conquista. 

Ainda de acordo com Nemecek, o Departamento da Polícia Civil do Paraná tem se esforçado em aumentar o oferta de cães de faro dentro do território do estado. Recentemente o Conselho da Polícia Civil, por iniciativa do Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), criou dois núcleos regionais do NOC que vão atender a região Oeste e Sudoeste do estado.

“O Paraná é rota do tráfico para todo o país, então é de suma importância que a Policia Civil disponha de uma ferramenta tão eficaz como os cães no combate ao trafico de drogas”, concluiu o investigador.