sábado, 20 de outubro de 2018

Justiça concede liberdade condicional para o ex-deputado André Vargas



A juíza Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, da 2ª Vara de Execução Penais de Curitiba, concedeu ao ex-deputado federal do PT André Vargas, liberdade condicional. A decisão é desta sexta-feira (19).
O ex-deputado já cumpriu 37% da pena, apresentava bom comportamento dentro da prisão, fatores que ajudaram na obtenção da liberdade condicional. Outro fator decisivo foi a comprovação do pagamento das primeiras parcelas, da reparação de danos no valor total de R$ 1.103.950,12. Caso Vargas deixe de pagar alguma das 72 parcelas restantes, o benefício pode ser revogado.
Vargas precisa respeitar algumas determinações como, estar sempre em casa até às 23h, Não pode se ausentar da região onde mora, sem prévia autorização judicial e por mais de 15 dias, ele também precisará se apresentar bimestralmente para o juízo da comarca onde reside.
Também foi determinado que o ex-petista terá que obter uma ocupação lícita, seja através do Programa Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  ou através de emprego formal ou, poderá também frequentar curso de ensino formal ou profissionalizante a ser indicado e fiscalizado pelo Juízo da região onde irá residir.
Operação Lava Jato
André Vargas foi preso em abril de 2015, durante a  11ª fase da Operação Lava Jato, sendo o primeiro político a ser condenado em um processo da Lava Jato.
Vargas foi condenado a 14 anos e quatro meses, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.  O ex-deputado estava preso no Complexo-Médico Penal (CMP) em Pinhais, no Paraná.