terça-feira, 10 de julho de 2018

PF mira quadrilha especializada no envio de droga para a Europa por contêineres



A Polícia Federal deflagrou nesta segunda (9) a Operação Antigoon, contra o tráfico internacional de drogas. O alvo da ação é uma quadrilha especializada no envio de cocaína para a Europa por meio de contêineres transportados em navios comerciais de carga.
Durante um ano de investigação, foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína nos portos do Rio de Janeiro, Vitória (ES), Salvador (BA) e Suape (PE). Os agentes ainda seguiram a carga e retiveram drogas nos portos de Antuérpia, na Bélgica; Gioia Tauro, na Itália; e Valência, na Espanha.
Segundo as investigações, a quadrilha desenvolveu uma logística própria para importação e exportação e também tinha conhecimento fiscal e financeiro para operar por empresas brasileiras e estrangeiras.
O grupo escolhia uma carga que chamasse pouca atenção dos fiscais e plantava a droga dentro dos contèineres, sem o conhecimento do dono do contêiner e do contratante da remessa. O lacre original era arrombado e substituído por semelhantes, para que a transação pudesse ser rastreada pelo bando.
Os agentes cumprem 15 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Os envolvidos devem responder por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico. As penas podem chegar até 25 anos de prisão.