terça-feira, 17 de julho de 2018

Convênios da UFPR bancaram viagens e hotéis de luxo



Gazeta do Povo investigou quatro projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná com convênios com órgãos federais. A grana, segundo matéria do jornal, banca uma série de privilégios a um núcleo restrito de professores e servidores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR – aquele que mesmo que ano passado foi condenado a devolver R$ 16 milhões por conta de seus ‘convênios’.
O negócio é escandaloso, os recursos para pesquisas pagaram viagens internacionais estendidas, hotéis de luxo, refeições em restaurantes de renome para professores e acompanhantes sem nenhuma ligação com a instituição.

Diz a matéria de Felippe Aníbal:
As missões internacionais giram em torno, principalmente, do professor Eduardo Ratton, fundador e superintendente do ITTI. Em fevereiro de 2016, por exemplo, ele viajou a Montevidéu, no Uruguai, para participar de um seminário sobre hidrovias. Levou consigo – e com todas as despesas pagas com recursos públicos – a namorada, que não tem vínculo com a UFPR; o filho, o engenheiro civil Philipe Ratton, que atua em projetos do instituto; e a acompanhante deste, uma advogada que também não tem relação com a universidade. Participaram da excursão, ainda, um professor e um advogado do ITTI.
Conforme informações oficiais do evento, a programação se restringiu a dois dias – 4 e 5 de fevereiro, véspera de carnaval. A estadia, no entanto, se prolongou por mais quatro dias, de modo que Ratton e sua comitiva puderam passar o carnaval na capital uruguaia.
As despesas de todos foram bancadas por um convênio da UFPR com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), por meio do qual o ITTI deve fazer estudos técnicos para obras na hidrovia do Rio Paraguai. As diárias de duas suítes custaram R$ 6.975,16, o período. Todos ficaram hospedados no Radisson Victoria Plaza, um hotel de luxo localizado na Plaza de Independencia e que dispõe de cassino, spa com sauna e piscina semiolímpica.