segunda-feira, 10 de abril de 2017

EXPLOSÕES MATAM PELO MENOS 43, EM ATAQUES A IGREJAS NO EGITO



Ataques terroristas a igrejas cristãs coptas mataram pelo menos 43 pessoas e deixaram mais de 100 feridos no Egito, após explosões neste domingo (9). As bombas atingiram duas igrejas coptas enquanto fiéis estavam celebrando o Domingo de Ramos. No primeiro dos ataques reivindicados pelo Estado Islâmico, uma bomba explodiu na igreja de Saint George, na cidade de Tanta, no Delta do Nilo, matando pelo menos 27 pessoas e ferindo 78, segundo autoridades egípcias. Ainda conforme autoridades do país, uma bomba teria sido plantada debaixo de um assento no salão principal da igreja.
Mais tarde, uma explosão atingiu a Catedral de São Marcos, na cidade costeira de Alexandria, a sede histórica da cristandade no Egito, matando pelo menos 16 pessoas e ferindo 41 pouco depois de ter terminado a celebração comandada pelo Papa Tawadros II, patriarca da igreja copta. Mais tarde, os assessores de Tawadros II disseram à imprensa local que ele havia escapado ileso.
Imagens da CCTV transmitidas em canais egípcios mostraram um homem se aproximando do portão principal da catedral, mas sendo afastado e dirigido para um detector de metais. O homem passa então por uma policial conversando com outra mulher e entra em um detector de metais, então uma explosão atinge o local. Uma segunda bomba foi mais tarde descoberta e desativada por oficiais na área da catedral, conforme o governo egípcio.