quarta-feira, 26 de abril de 2017

PF NÃO VÊ INDÍCIOS CONTRA BENEDITO DE LIRA EM INQUÉRITO DA LAVA JATO



A Policia Federal informou nesta segunda-feira (24) haver terminado investigação sem encontrar qualquer indício de crime cometido pelo senador Benedito de Lira (PP-AL).
Na mesma investigação que isentou o senador, a PF encontrou indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em relação ao deputado Arthur Lira (PP-AL), seu filho.
A investigação da PF envolveu o inquérito 3515, provocado pela delação do doleiro Alberto Youssef, em depoimento sob acordo de delação premiada. A investigação chegou a encontrar registro de visitas do deputado ao escritório de Youssef, em São Paulo.
Caso Collor
A Polícia Federal também concluiu que haveria indícios de peculato (desvio ou prejuízo aos cofres públicos), no valor de cerca de R$ 9 milhões, em intervenção do ex-presidente e senador Fernando Collor (PTC-AL) junto à BR Distribuidora para a concessão de empréstimos de R$ 7,2 milhões para empresa Laginha Agro Industrial S/A, supostamente “sem garantia compatível com o risco da operação”.
A empresa, do usineiro e ex-deputado João Lyra, enfrentava dificuldades financeiras e tinha sido afetada por desastres naturais. A PF acha que o empréstimo somente ocorreu após a “intervenção direta” de Collor. Em nota, o ex-presidente afirma apenas que defendeu os interesses do estado de Alagoas "cumprindo atribuição de parlamentar representante daquele Estado".