sábado, 29 de abril de 2017

Quarenta e um animais silvestres ganham novos lares especializados no Paraná

Quarenta e um animais silvestres ganham novos lares especializados no Paraná

Trinta e seis jabutis, três iguanas e dois macacos-prego ganharam novos lares no Paraná nesta quinta-feira (27). Eles foram encaminhados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para uma instituição conservacionista, em São José dos Pinhais, e um criadouro, em Morretes. Os dois locais possuem todas as autorizações e licenças ambientais para criação desses animais. 

Os animais foram avaliados por veterinários e não têm condições de serem reinseridos na natureza, ou por terem nascido em cativeiro, ou por já não saberem mais como competir por alimentos em seu habitat natural.

MAU TRATOS – Parte dos animais foi apreendida pela Polícia Ambiental em Londrina, no Norte do Estado, após denúncia anônima. Eles eram mantidos em uma lava car na cidade sem autorização dos órgãos ambientais competentes e sofriam maus-tratos. A polícia retirou do local dois macacos-pregos vivos e dois mortos, uma Arara Azul cega, sete filhotes de jabutis e quatro iguanas. 

A arara, um jabuti e uma iguana estão em tratamento, sob os cuidados do Hospital Veterinário da Unifil, em Londrina. Os macacos foram destinados ao Instituto Conservacionista Anami, em São José dos Pinhais, e quatro jabutis foram recebidos pela Reserva Romanetto, em Morretes.