domingo, 2 de abril de 2023

Papa Francisco diz que Lula foi condenado sem provas e que Dilma é ‘mãos limpas’ e ‘excelente mulher’


 











Em entrevista à TV argentina C5N, o papa Francisco voltou a afirmar na sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado sem provas. O pontífice disse ainda que foi injusto o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e que ela é “mãos limpas” e uma “excelente mulher”.

Ao ser questionado sobre o chamado lawfare — conceito que significa uso abusivo da Justiça para fins políticos, que é usado pelo PT para criticar a atuação da força-tarefa da Lava-Jato — na América Latina, o papa lembra a condenação do petista.

— “O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal os desqualifica e metem ali a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas para condenar basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ ‘Mas, sim, parece que sim…’ Assim condenaram Lula — observou em entrevista realizada antes da internação para tratar falta de ar provocada por bronquite.

Em seguida, o líder católico pergunta sobre o que aconteceu com Dilma Rousseff. E ele mesmo responde, após o jornalista dizer que a ex-presidente foi destituída por “um ato administrativo menor”.

— Não puderam (comprovar) Uma mulher de mãos limpas, uma excelente mulher.

O Globo