sábado, 1 de abril de 2023

Ciclone extratropical avança e pode formar ciclone bomba no Sul do país


 











A chegada de uma intensa frente fria nesta sexta-feira, 31, no Rio Grande do Sul, vai gerar impacto em diversas regiões do País. Conforme a Climatempo, o sistema que começa espalhando fortes chuvas já pelo Estado gaúcho está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de um ciclone bomba.

O fenômeno deve se intensificar até o início deste sábado, 1º de abril, ampliando o alerta para intensas tempestades no Sul e Sudeste do País

De acordo com a Climatempo, o ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar estragos e danos materiais. “Recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um ‘efeito bomba’. O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do País, especialmente no Sul e Sudeste”, afirma.

No sábado, o sistema frontal, constituído pelo ciclone e pela frente fria, avança para a costa do Sudeste, e, até domingo, atinge São Paulo e Rio de Janeiro, levando chuva forte, especialmente no período da tarde. Há previsão de ventanias e grande aumento no nível do mar, que deve ficar agitado.

A chegada desta nova frente fria também impacta em outras regiões já nesta sexta-feira, último dia do mês de março, de acordo com a Climatempo.

“O ar quente e úmido predomina sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste e facilita a formação das nuvens de chuva. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva na costa Norte do Brasil”, afirma a empresa de meteorologia.

Impactos do ciclone

O fenômeno pode provocar ainda ventania e grande subida de mar no litoral do Sul do País neste sábado e de São Paulo e do Rio até domingo.