sábado, 1 de abril de 2023

Brasil não assina declaração da Cúpula pela Democracia que condena a Rússia


 











O governo brasileiro decidiu não assinar a declaração final Cúpula pela Democracia de 2023, promovido pelo governo americano.

O evento foi organizado pelos Estados Unidos com o objetivo de reforçar a democracia global e confrontar o autoritarismo.

O presidente Lula chegou a mandar uma carta para os organizadores do debate, mas o Brasil não concordou com o foco dado na declaração final à guerra na Ucrânia.

O texto condena a Rússia e exige que o país retire imediatamente e incondicionalmente todas as suas forças militares do território ucraniano.

Fontes do Itamaraty dizem que o Brasil considera que a Cúpula pela Democracia não é o fórum ideal para discutir a guerra, que foi provocada pelo regime autoritários do presidente Vladimir Putin.

Os diplomatas brasileiros avaliam que as discussões sobre o conflito devem acontecer apenas no âmbuto da ONU e do seu Conselho de Segurança.

Lula não participou das discussões da cúpula, inicilamente porque ele estaria na China, que não foi convidada para o evento. Depois, sua participação também não aconteceu porque ainda se recupera da pneumonia, que forçou o adiamento da viagem a Pequim.

CNN Brasil