sábado, 5 de março de 2022

Brasileira cede fazenda na Romênia para auxiliar refugiados.

 


A brasileira Maria Thereza Coelho, e seu marido alemão Hubertus von Nesselrode, cederam a fazenda que possuem em Siret (norte da Romênia) para a instalação de um escritório do Itamaraty na região, que faz fronteira com o sudoeste da Ucrânia. Desde 2ª feira (28.fev.2022), a embaixada brasileira no país usa a propriedade para auxiliar brasileiros que tentam sair do território ucraniano. Até 6ª feira (4.mar), 68 refugiados foram atendidos. Em 24 de fevereiro, quando a Rússia atacou a Ucrânia, pessoas que tentavam fugir do conflito começaram a ligar para Hubertus, contou Maria Thereza.

Eram amigos e conhecidos que moravam na Ucrânia ou estavam lá a negócios. Essas pessoas procuravam um lugar para descansar antes de seguir viagem até a capital, Bucareste (a 475 km), ou outras partes da Europa.

Maria Thereza, filha do ex-deputado Cunha Bueno (PP-SP), diz que estava no Brasil por questões familiares e acompanhava a situação no Leste Europeu de longe. Por meio dos veículos jornalísticos, soube das dificuldades que seus conterrâneos enfrentavam para deixar a Ucrânia. Ela diz que, sabendo o que é ser brasileira em um país tão longe da sua terra natal, foi fácil de se imaginar na situação daquelas pessoas. Então, quis ajudar.

Com a intermediação de um diplomata brasileiro que conhecia, Maria Thereza entrou em contato com a embaixadora do Brasil na Ucrânia, Maria Laura da Rocha. Na manhã do domingo (27.fev), as duas conversaram por telefone....

Maria Thereza disse que ela e Hubertus queriam colocar a fazenda à disposição dos responsáveis pelo acolhimento de brasileiros saídos da Ucrânia. Depois de consultar o Itamaraty, a embaixada aceitou a ajuda.