quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Responsável por asilo é presa suspeita de agredir e maltratar idosos em Maringá

 


A dona de uma instituição de longa permanência de idosos em Maringá, no norte do Paraná, foi presa preventivamente nesta quarta-feira (4). Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), ela e a filha são suspeitas de maltratarem um morador do local, um idoso de 91 anos, que morreu após sofrer uma queda na clínica.

De acordo com a ação judicial, o idoso caiu e quebrou o fêmur no dia 29 de julho. Ele foi levado ao hospital, e a equipe médica também observou que ele era mantido em condições de higiene precárias.

Enquanto ficou internado, o idoso contou à família que era vítima de diversas violências físicas e psicológicas, sendo agredido pelas duas donas da clínica de repouso e por uma funcionária, ainda de acordo com o MP-PR.

Em uma parte do relato prestado à família, conforme o Ministério Público, o idoso “destacou que desferiam socos contra ele, tendo, em determinada ocasião, o asfixiado”. A vítima também disse que teve os cabelos cortados à força.

A promotoria afirma que além da suspeita da prática de agressões, há indícios de que a vítima de 91 anos e outros moradores eram mantidos sedados com medicação, essa inclusive pode ter sido a razão do interno ter caído, ainda segundo informações do MP-PR.

,O idoso afirmou à família, antes de falecer, que os moradores agredidos tinham medo de denunciar as situações às famílias por medo da proprietárias, o MP-PR afirmou no processo que os idosos eram ameaçados.

Os relatos do idoso foram gravados pela família. Os arquivos em áudio e vídeo foram entregues à promotoria e fazem parte das provas da ação civil pública movida contra a clínica e proprietárias.

Interdição

Além da prisão, o MP-PR também cumpriu mandado de busca e apreensão e de interdição cautelar do espaço. Conforme a decisão judicial, a casa deverá ser fechada e os idosos deverão retornar para às casas das respectivas famílias em até 48 horas.

A proprietária e a filha dela estão proibidas de atuar em qualquer atividade com envolvimento de idosos.