terça-feira, 3 de agosto de 2021

Barroso: “Ameaça à realização de eleições é uma conduta antidemocrática”

 


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, disse nesta 2ª feira (2.ago.2021), que a “ameaça à realização de eleições é uma conduta antidemocrática”. Sem citar nomes, ele ainda afirmou que há no Brasil “retardatários que gostariam de voltar ao passado”. As informações são do Poder 360.

“As democracias contemporâneas são feitas de votos, são feitas do respeito aos direitos fundamentais e são feitas de debate público de qualidade. A ameaça à realização de eleições é uma conduta antidemocrática. Suprimir direitos fundamentais, incluindo os de natureza ambiental, é uma conduta antidemocrática. Conspurcar o debate público com desinformação, mentiras, ódio e teorias conspiratórias é conduta antidemocrática”, afirmou Barroso, durante abertura da sessão que iniciou as atividades do tribunal no 2º semestre.

Em seguida, acrescentou: “Há coisas erradas acontecendo no país. E todos nós precisamos estar atentos. Precisamos das instituições e precisamos da sociedade civil, ambas bem alertas. Nós já superamos os ciclos do atraso institucional, mas há retardatários que gostariam de voltar ao passado. Parte dessas estratégias inclui o ataque às instituições”.