domingo, 1 de novembro de 2020

75% dos brasileiros dizem que não devem viajar no Natal nem no Ano Novo



O mercado do turismo foi 1 dos mais afetados pela crise do coronavírus. Além disso, como também mostrou o PoderData, 65% da população teve a fonte de renda ou o emprego prejudicado por causa da pandemia.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 26 a 28 de outubro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 488 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os brasileiros que representem de forma fiel o conjunto da população.

NOS ESTRATOS

Entre os que recebem 10 salários mínimos ou mais, 44% pretendem viajar. O percentual baixa para 11% nas faixas que recebem até 5 salários mínimos.

A fatia é equivalente a 26% no grupo de 5 a 10 salários mínimos. Quem está desempregado ou não tem renda fixa em 15% das vezes respondeu que pretende viajar.

PODER 360