terça-feira, 15 de setembro de 2020

Sesa libera procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná, mas com condicionante



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta segunda-feira (14), uma nova recomendação para procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná. As medidas estão sendo tomadas para contingenciamento de insumos devido à escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, para que sejam destinados ao tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.
A Resolução Sesa nº 1.116/2020 que revoga a Resolução nº 1.026/2020, autoriza que hospitais privados que não estejam no plano de atendimento Covid-19 e/ou não sejam contratualizados pela Sesa, realizem quaisquer procedimentos eletivos hospitalares, desde que se responsabilizem pela aquisição dos insumos anestésicos para o cumprimento destas atividades.
“Esta nova orientação tem por objetivo fortalecer os serviços de saúde, diminuir as filas de espera e principalmente, prestar atendimento eficiente e de qualidade a todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Ainda segundo ele, o parágrafo único da Resolução serve como retaguarda para que os serviços que desejem realizar estes procedimentos se responsabilizem por suas compras. “A reposição destes insumos anestésicos não será, de maneira alguma, responsabilidade da Sesa ou do Governo do Estado, visto que neste momento o Paraná tem contingenciado os insumos para poder atender a demanda gerada pela epidemia de Covid-19”, afirmou.
A nova orientação também recomenda que a suspensão não se aplique a procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia, exames considerados necessários em caráter de urgência, procedimentos a serem realizados em âmbito laboratorial e que, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.
RECOMENDAÇÕES – As medidas de suspensão das cirurgias eletivas foram adotadas desde março para o contingenciamento de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares que estão sendo demandados aos pacientes internados com Covid-19, bem como para controlar a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Estado.
Inicialmente a Resolução Sesa nº 338/2020, recomendou a suspensão temporária das cirurgias eletivas. Logo após, a Resolução nº 395/2020 suspendeu a realização de cirurgias bariátricas. Em julho, a Resolução nº 926/2020 autorizou a realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.
No mês passado a Resolução nº 1026/2020 alterou as recomendações anteriores e restringiu somente os procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório e/ou em pacientes sob anestesia geral.