quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Número de candidatos a prefeito sobre 22,5%

















 O número de candidatos que disputarão as prefeituras dos 27 municípios da região aumentou 22,5% nestas eleições, em comparação com o último pleito municipal, em 2016. A região passou de 71 candidatos, registrados há quatro anos atrás, para 87 nomes neste ano, um aumento de 16 candidatos.

Este avanço se dá por conta de uma maior pluralidade de nomes nas disputas pelas Prefeituras neste ano. As eleições de 2016 eram mais polarizadas, tanto que em 96,3% dos municípios (26 cidades) as eleições foram disputadas por dois ou três nomes. Naquele ano, apenas um município (Cambira) fugiu desta tendência, apresentando cinco nomes para a disputa. Já em 2020, 70,4% das cidades, o que equivale a 19 municípios, vai ver a disputa concentrada em dois ou três candidatos. Teremos duas cidades com quatro candidatos, três com cinco concorrentes, uma com seis nomes e duas com o recorde de sete candidatos.

O prazo para o registro de candidaturas foi finalizado no último sábado (26). A juíza eleitoral da Comarca de Apucarana, Ornela Castanho, explica que agora o trabalho do cartório eleitoral é verificar as documentações enviadas pelos candidatos e partidos, a fim de verificar se há alguma irregularidade. "Paralelamente já foi iniciada também a conferência dos endereços eletrônicos que serão usados nas campanhas dos candidatos, mas ainda não foi possível realizar os levantamentos de todos. Se o candidato ainda não informou as contas de internet virtuais que têm, ainda dá tempo de regularizar. Se ele não informar à Justiça Eleitoral e usar uma conta qualquer, pode receber uma multa de pelo menos R$ 5 mil”, disse ela.