quinta-feira, 17 de setembro de 2020

STF quer reforçar protocolo após contaminações em solenidade

 

Após cinco autoridades que acompanharam a cerimônia de posse do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, testarem positivo para covid-19, a Corte informou que estuda procedimentos para reforçar os protocolos de segurança em suas instalações. "Ainda que esteja segura quanto às medidas de precaução adotadas dentro de suas instalações, a Corte Suprema brasileira estuda novos procedimentos para tornar ainda mais segura a presença de servidores e visitantes do STF", diz um trecho da nota divulgada nesta quinta-feira, 17 (leia a íntegra abaixo).

Na manifestação, o STF também informou que todas as medidas de segurança, protocolos e procedimentos recomendados pelas autoridades sanitárias foram adotados na solenidade e que está em contato com os convidados para "alertá-los sobre a importância de buscarem serviço médico, caso tenham se exposto de alguma forma também em outros eventos fora do STF".

Servidores também têm sido orientados sobre eventual realização de testes e procedimentos em caso de diagnóstico positivo para o novo coronavírus. "O STF, desde o início da pandemia, tem demonstrado elevado senso de responsabilidade, seja ao dar prioridades aos julgamentos de casos que envolvam a Covid-19, seja ao implementar trabalho remoto para seus servidores e colaboradores ou mesmo ao implementar ferramentas tecnológicas que permitam a efetiva prestação jurisdicional, preservando o distanciamento social e a segurança dos operadores do Direito", informa a nota.

Como mostrou o Estadão, desde o início da pandemia, 157 trabalhadores do Tribunal foram infectados pelo novo coronavírus, entre servidores, colaboradores e estagiários. Além disso, após a cerimônia de posse de Fux, na última quinta-feira, 10, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi testaram positivo para covid-19.