quarta-feira, 3 de junho de 2020

Brasil não atingiu pico de contágio da pandemia, alerta OMS



O diretor de programas de emergência da OMS, Michael J. Ryan, fez declarações nesta segunda a respeito da situação da pandemia na América do Sul e Central: “Cinco dos 10 países que relataram a maioria dos casos de coronavírus nas últimas 24 horas no mundo estão nas Américas: Brasil, Estados Unidos, Chile, Peru e México”. “Estamos começando a ver que os sistemas de saúde estão sob pressão, uma das nossas maiores preocupações é o Haiti”, disse Ryan, a respeito do fragilizado país em crise crônica.

“Existem respostas diferentes em diferentes países”. “Acho que agora precisamos nos concentrar totalmente na proteção da América Central e do Sul. A situação na América do Sul está longe de ser estável claramente”, acrescentou. “Eles precisam do nosso apoio, da nossa solidariedade.” Ryan aponta para a complexidade de estruturas sociais, cidades superlotadas, pobreza urbana, entre outros, como fatores que contribuem para a disseminação do vírus na região. 


“São as áreas mais intensas de transmissão de coronavírus e não acho que atingimos o pico de transmissão no momento, não posso prever quando o alcançaremos, mas precisamos apoiar”.