terça-feira, 10 de março de 2020

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz vão a júri popular acusados de matar Marielle e Anderson

Marielle Franco e Anderson Gomes — Foto: Reprodução/JN

A Justiça do Rio determinou, nesta terça-feira (10), que o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz sejam julgados por júri popular pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Os dois respondem por duplo homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, emboscada e sem dar chance de defesa às vítimas. Os advogados informaram que vão recorrer.

"O embate entre a tese ministerial (do Ministério Público) e as defensivas deve ser decidido pelo Tribunal Popular", escreveu o juiz Gustavo Gomes Kalil, que não determinou data para o julgamento.

Marielle e Anderson foram executados no Estácio, bairro na Região Central do Rio, em 14 de março de 2018. Ronnie e Élcio estão presos há um ano, e a sentença os mantém no presídio federal de segurança máxima de Porto Velho, em Rondônia.

Viúva de Marielle, Mônica Benício classificou a determinação desta terça como um "passo importante".

"Sem dúvida alguma é um passo importante na luta por Justiça para Marielle e Anderson. São 2 anos de profunda dor pessoal que se intensifica pela impunidade até hoje. Nada poderá trazer Marielle e Anderson de volta, mas só é possível pensar em um mínimo de paz no coração quando todos os responsáveis forem condenados. 

É avançar no processo. É preciso garantir o direito das famílias de terem acesso aos documentos. É preciso identificar os mandantes e as motivações. Não é possível falar de democracia no Brasil sem justiça para Marielle e Anderson", disse.