domingo, 1 de março de 2020

Por causa de resfriado, Papa Francisco não participará de retiro espiritual da quaresma

O Papa Francisco limpa o nariz durante a missa da quarta-feira de cinzas, que abre a Quaresma, o período de quarenta dias de abstinência e privação dos cristãos antes da Semana Santa e da Páscoa Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP

O Papa Francisco anunciou que um resfriado do qual está sofrendo o forçará a pular um retiro espiritual da Quaresma de uma semana com altas autoridades do Vaticano ao sul de Roma, que deveria começar no final deste domingo. O pontífice fez sua primeira aparição pública depois de ficar quatro dias recluso tratando o que o Vaticano chamou de "leve indisposição" que o forçou a cancelar algumas reuniões e atividades.

Infelizmente, um resfriado me forçará a não participar deste ano (no retiro). Seguirei as meditações daqui — disse ele.

É a primeira vez que Francisco perde o retiro anual ao sul de Roma desde sua eleição em março de 2013. O líder católico romano de 83 anos apareceu na janela do Palácio Apostólico do Vaticano para se dirigir a milhares de pessoas na Praça de São Pedro para sua mensagem e bênção semanal ao domingo. Durante seu breve discurso, o Papa tossiu várias vezes e parecia estar com o nariz entupido.

Foi sua primeira aparição pública desde uma missa de quarta-feira de cinzas em Roma, durante a qual ele foi visto tossindo e espirrando.

O Vaticano não especificou o que deixou Francisco doente. No entanto, em meio a temores na Itália por causa de um surto de coronavírus, o porta-voz Matteo Bruni negou na sexta-feira as especulações de que o papa fosse algo mais do que um pouco mal.

— Não há evidências que levem ao diagnóstico de nada além de uma leve indisposição — disse ele.