domingo, 7 de outubro de 2018

Rodrigo Cunha abre oito pontos sobre Renan, na disputa pelo Senado



Com a ficha limpa, discurso contra a corrupção e um primeiro mandato com eficiência reconhecida nacionalmente, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) consolida-se como líder da disputa pelas duas vagas de senador, em Alagoas. O levantamento do Ibope, publicado na noite desta sexta (5) pela TV Gazeta de Alagoas, mostrou que o tucano não para de crescer e avançou mais 13 pontos desde setembro, atingindo 50% das intenções de votos na pesquisa estimulada e 33% da preferência na simulação de votos válidos.  
Se as eleições fossem hoje, Renan Calheiros (MDB-AL) ficaria com a segunda vaga, com 42% das intenções de votos e 27% em votos válidos. O terceiro da disputa é o ex-ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella (PR-AL), que obteve 24% na estimulada e 15% em votos válidos; empatado tecnicamente com o senador Benedito de Lira (PP-AL), com 14% da preferência e 21% na simulação de votos válidos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde o primeiro levantamento em agosto, o deputado estadual tucano avançou 31 pontos nas intenções de voto e ultrapassou o ex-presidente do Senado nesta reta final.
Veja a evolução dos números das pesquisas estimuladas para o Senado em Alagoas, considerando 1º e 2º votos, desde agosto:
– Rodrigo Cunha (PSDB) – tinha 19%, subiu para 37% e agora passou para 50%
– Renan Calheiros (MDB) – iniciou com 33%, alcançou 39% e agora está com 42%
– Maurício Quintella (PR) – tinha 18%, permaneceu em 18% e subiu para 24%
– Benedito de Lira (PP) – iniciou com 25%, caiu para 23% e agora oscilou para 21%
– Prof. Cícero Albuquerque (Psol) – 7%, caiu para 4% e permaneceu em 4%
– Sérgio Cabral (Patri) – 10%, desceu para 5% e agora 4%
– Flávia Melo (PCO) – 4%, depois 4% e agora 3%
– Flávio Moreno (PSL) – 5%, caiu para 4% e agora 4%
– Osvaldo Maciel (PCB) – 2%, depois 1% e agora 2%
– Brancos/nulos (vaga 1) – 10%
– Brancos/nulos (vaga 2) – 22%
Na simulação em que são excluídas respostas nas opções de votos brancos, nulos e indecisos, o resultado de “votos válidos” dá vantagem de seis pontos para o tucano, sobre Renan.
Veja os números da simulação:
– Rodrigo Cunha (PSDB) – 33%
– Renan Calheiros (MDB) – 27%
– Maurício Quintella (PR) – 15%
– Benedito de Lira (PP) – 14%
– Prof. Cícero Albuquerque (Psol) – 3%
– Sérgio Cabral (Patri) – 3%
– Flávia Melo (PCO) – 2%
– Flávio Moreno (PSL) – 2%
– Osvaldo Maciel (PCB) – 1%
A pesquisa Ibope entrevistou 812 eleitores, entre a quarta-feira (3) e esta sexta-feira (5). A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo Nº AL-09579/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-09265/2018. (Com informações da TV Gazeta e Gazetaweb)