quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Novo padrão de placas começa a ser usado no Brasil .



As novas placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul começou a ser usadas no país nesta terça (11). O primeiro estado que adotará o novo padrão será o Rio de Janeiro, de acordo com um comunicado divulgado pelo Detran do estado.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a produção das placas foi publicada no Diário Oficial da União em maio deste ano. De acordo com a publicação, as novas placas devem ser implementadas no Brasil até 1º de dezembro deste ano em veículos a serem registrados, que estejam em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas.
A troca da identificação veicular é opcional para os veículos já emplacados. Se o motorista quiser, a troca pode ocorrer de forma voluntária. O custo será o mesmo da placa atual, de R$ 219,35. A previsão é que toda a frota nacional esteja emplacada com o novo padrão até o fim de 2023.
Os fabricantes e estampadores de placas começaram a ser credenciados em junho, quase dois meses após a publicação do Contran. Até agora, oito empresas foram cadastradas. Mas, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 100 empresas de todo o Brasil já deram entrada nos seus processos de credenciamento.
Revestidas com película retrorrefletiva e de fundo branco com margem superior azul, as novas placas terão quatro letras e três números. As identificações do município e estado de registro serão substituídas por brasões. A bandeira do Brasil e o símbolo do Mercosul também estarão presentes na placa.
A cor dos caracteres alfanuméricos é o que definirá a categoria do veículo. O novo modelo apresenta ainda o Quick Response Code (QRCode) e número de ID (identity, palavra inglesa que significa “identidade”) para coibir fraudes. (Com informações da Agência Brasil)