domingo, 28 de janeiro de 2018

PESQUISA APONTA NEYMAR COMO A PERSONALIDADE DE MAIOR INFLUÊNCIA DO BRASIL



O jorgador Neymar é a personalidade com maior poder de influência no Brasil, com mais de 180 milhões de seguidores, segundo levantamento recente do Instituto Mapa/MrPredictions. Sozinho, ele tem mais poder de influência do que o dobro de todos os presidenciáveis somados. O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho é o segundo lugar na lista com quase 80 milhões de seguidores. Ronaldinho recentemente anunciou a possibilidade de disputar um cargo eleitoral.
O Instituto Mapa (empresa de pesquisa de opinião e análise de mercado) e a MrPredictions (empresa de big data science) pertencentes ao Grupo Nexxera - têm analisado os fluxos de dados sobre o impacto das redes sociais na eleição presidencial brasileira, extraindo uma série de inferências com aplicabilidade no universo político. Gravitam ao redor desse tema questões como, por exemplo, transferência de prestígio, publicidade subliminar e influência das mídias sociais no cenário eleitoral.
Ainda segundo o levantamento, nenhum dos ditos "presidenciáveis", em especial aqueles vistos como políticos tradicionais, com mandato e envolvimento com partidos, superam a marca de 10 milhões de seguidores. A única exceção é o nome de Luciano Huck, com mais de 40 milhões, mas que já era uma celebridade televisiva antes de se apresentar como político ou presidenciável. Isso pode significar que a sociedade brasileira confia nas celebridades, quer acompanhar seu dia a dia, mas não tem o mesmo interesse pelos políticos, ou vice-versa.
Um outro ponto a ser observado no levantamento é que uma campanha publicitária em redes sociais que concentre os quatro jogadores mais prestigiados e as três cantoras mais populares provavelmente atingiria mais de 90% dos internautas do Brasil, o que equivale a dizer que se estas sete pessoas se reunirem e decidirem influenciar fortemente o cenário eleitoral, com certeza terão um grande peso, provavelmente maior do que todos os partidos e sindicatos somados.
De outro lado, existe uma faixa dominada por "ex-anônimos", os agora famosos "youtubers", como Whindersson Nunes e Julio Coscielo, que juntos reúnem grande poder de influência com mais de 80 milhões de seguidores, mais do que, por exemplo, Ronaldinho Gaúcho, ou mais do que todos os presidenciáveis juntos somados (considerando somente os políticos tradicionais).