quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

COM USO DE DRONES, DETRAN-DF IDENTIFICA 382 INFRAÇÕES EM UM MÊS


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já identificou, em um mês, 382 infratores nas vias da capital com a ajuda de dois drones, que ainda estão operando em fase de teste.
As principais violações às regras de trânsito identificadas com a ajuda da tecnologia foram não sinalizar para mudar de direção, com 132 flagrantes, e uso do celular ao volante, registrado 90 vezes pelos agentes.
Outras infrações identificadas foram não utilizar cinto de segurança (70), avançar no semáforo (43), desrespeitar a faixa de pedestres (41), evasão de blitz (4) e troca de condutor para driblar blitz (2).
No entanto, por enquanto, o Detran-DF não aplicará multas com as infrações identificadas pelos drones. Antes, o órgão vai instalar placas de videomonitoramento pelo Distrito Federal.
“Nesse momento, a prioridade é usá-los para aprimorar as nossas ações e para conscientizar a população. Sempre com foco na redução de mortes no trânsito. Queremos ter o máximo de transparência, para depois começar a multar”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca.
Os drones foram usados em horário de pico, no Eixo Monumental. Com as informações captadas pelos equipamentos, o Detran conseguiu ainda sincronizar os tempos dos semáforos da via.
Ao todo, já foram realizadas 30 operações com os drones: 24 para fiscalização em ponto de demonstração e seis de apoio em blitz. Além do Eixo Monumental, os aparelhos foram usados em Ceilândia, Taguatinga, e na orla do Lago Paranoá.