sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CERCA DE 30% DA FROTA DE VEÍCULOS DO DF NÃO TEM LICENCIAMENTO



A frota de veículos do Distrito Federal tem, no momento, mais de 1 milhão de automóveis registrados no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O número representa, no entanto, só 67% do total da frota.
Os 33% restante – cerca de 500 mil veículos – não estão licenciados. Segundo o Detran, os veículos com documentação irregular no DF apresentam alguma restrição judicial ou administrativa ou não circulam mais pelas ruas da capital.
Conduzir um veículo não licenciado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, representa infração gravíssima, prevendo multa de R$ 293,47, remoção do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O proprietário arca ainda com os custos do guincho, diária no depósito, vistoria e serviço de liberação do veículo.
No ano passado, o Detran autuou cerca de 31 mil condutores por falta de licenciamento e mais de 10 mil veículos foram recolhidos aos depósitos do departamento. Para regularizar o veículo, é preciso entrar no site do Detran e imprimir os boletos de débitos. Após quitar os débitos, o documento é emitido e enviado ao condutor automaticamente.