sábado, 9 de maio de 2015

Ebola reaparece em olho de médico americano e altera cor da íris

Na imagem à esquerda, o estado normal do olho esquerdo do americano Ian Crozier; à direita, a íris modificada devido à infecção por ebola (Foto: Emory Eye Center/The New York Times)
O médico Ian Crozier trabalhou como voluntário em Serra Leoa, onde contraiu a doença (Foto: Arquivo pessoal/The New York Times)

Um americano que havia se curado do ebola ficou surpreso ao descobrir que o vírus reapareceu em seu olho esquerdo e, inclusive, alterou a cor de sua íris, de azul para verde.
A imagem acima, divulgada pelo Hospital Universitário Emory, mostra o olho do médico Ian Crozier, 43 anos, totalmente alterado por causa do ebola. 

Segundo reportagem do “The New York Times”, citando estudo publicado no periódico científico “The New England Journal of Medicine”, Crozier contraiu o ebola em setembro de 2014 e foi declarado curado em outubro, após diversos exames constatarem a ausência da doença.
Dois meses depois, ele teve uma inflamação no olho esquerdo, chamada de uveíte, onde foi relatada uma pressão intraocular elevada, que provocou inchaço e dificuldades para enxergar. A equipe que o atendeu sabia que o vírus havia invadido seu olho no auge da infecção, no entanto, não esperava encontrar resquícios da doença por ali.
http://g1.globo.com