segunda-feira, 25 de maio de 2015

Renan se afasta do PT e muda estilo para ‘voo solo’

Em busca de uma saída política: Renan tem sido isolado pelo Planalto nas negociações no Congresso e tenta se reposicionar. | Ueslei Marcelino/Reuters

Renan Calheiros não é mais aquele. Renascido das cinzas após o escândalo Mônica Veloso com ajuda do PT, o presidente do Senado desistiu de ser o fiel da governabilidade petista no Congresso Nacional. Só na última semana, impôs o vexame da primeira rejeição na história de um embaixador indicado pela Presidência da República, quase repetiu o mesmo com a apreciação do paranaense Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF) e complicou a votação da medida provisória que restringe o acesso a benefícios trabalhistas (alicerce do ajuste fiscal de Dilma Rousseff).
Nos corredores do Congresso, a opinião é unânime: o peemedebista está incomodado e quer demonstrar esse sentimento. “O governo começou a tratar o Renan como um devedor de favores, enquanto paparica o Eduardo Cunha [presidente da Câmara dos Deputados], que sempre fez questão de espezinhar o Planalto”, diagnostica um parlamentar da cúpula do PMDB. Como em um acidente de avião, outros apostam em uma composição de fatores que levaram à explosão dos ânimos do senador.
Gazeta do povo.